Estudos de desempenho do Trichoderma – Solução para controle biológico do solo
Já conhecemos sobre a física do solo, agora, estamos avançando muito no conhecimento da parte química dele, embora se tenha muito ainda para se conquistar em conhecimentos científicos deste assunto, nos últimos anos iniciamos estudos para conhecer a biologia do solo.
Há alguns anos nem tínhamos no Brasil laboratórios que pudessem realizar este tipo de análise biológica, conforme o Dr. Crusciol/Unesp/Botucatu, só a Inglaterra detinha esta tecnologia mais avançada.
Recentemente, as doenças do solo estão avançando muito, passamos os últimos 50 anos produzindo com um manejo voltado ao estilo americano, onde os solos são completamente diferentes dos solos dos trópicos, investindo em adubos químicos, herbicidas, pesticidas, fungicidas, inseticidas, etc. São produtos eficientes em “matar”, pois cida na etimologia – sufixo latim é aquele que extermina, que provoca a morte (bactericida).
Estes produtos acabam matando “os bichos do mal” presentes nas lavouras, mas matam os “bichos do bem” também. Insetos por nós conhecidos com nome popular de: joaninha, tesourinha, combatem naturalmente a lagarta-do-cartucho que desenvolve nos milharais,
esses insetos benéficos acabam sendo mortos juntos pela aplicação de inseticidas. Fato que poderia ser substituído com muita eficiência pelo controle natural biológico, com a aplicação das Vespinhas Trichogramma. Esta técnica de uso de controles biológicos é muito empregada em Israel.
E por falar em controle biológico, a cepa de Trichoderma adquirida pela Massari é um fungo do “bem”, é bastante resistente e se desenvolve com muita facilidade no solo. Tem o poder de controlar nematóides, estimula as raízes das plantas, atua na liberação do fósforo e potássio tanto do solo, como no produto Fosfakal/Massari.
Experimentos em andamento com Trichoderma:
- Optionline
- Estudo de contagem do Trichoderma recebido na Massari.
- Estudo de liberação de nutrientes em produtos da Massari.
- IFTO (Inst Federal do Tocantins)
- Estudo de resistência do Trichoderma em diversas temperaturas.
- Estudo da atuação do Trichoderma em produtos da Massari.
- UNITINS (Univ do Tocantins)
- Aplicação de DGMS Fosfakal no projeto Rio Formoso em cultura de soja com e sem trichoderma.
- Unoeste/Pres Prudente
- Estudo de liberação do Fósforo e de Potássio no solo.
- Estudo de liberação do Fósforo e do Potássio no Fosfakal/Massari
- Apta Jaú
- Estudo de liberação do potássio no Filito/Massari na cultura da cana-de-açúcar
Observação: Quando aplicamos Filito/Massari em qualquer cultura, observamos a liberação do elemento potássio no solo. O mesmo não acontece em culturas de cana-de-açúcar, este fato nos deixa intrigados, a mim e meus pesquisadores. Pois a cana responde ao potássio do produto, e não encontramos neste solo maltratado para este cultivo. Dando a impressão da ausência de “bichinhos do bem”.
Cláudio de Jesus Monteiro | Químico
Pesquisa & Desenvolvimento Massari