DIA DO CAFÉ
O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países consumidores da bebida. Responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial. Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil e responde por cerca de 50% da produção nacional e é uma das principais fontes de cafés especiais do país. O estado de Espírito Santo é o segundo maior produtor e São Paulo, terceiro e um dos mais tradicionais no cultivo de café. Sua produção é exclusivamente de arábica, distribuída em duas regiões: mogiana e centro-oeste paulista.
Um café de qualidade exige muito cuidado, começando com um manejo adequado do solo. É necessário também entender as necessidades nutricionais da cultura para realização de uma adubação adequada.
A recomendação de adubação da lavoura de café sempre deve tomar como base a análise de solo e folhas, além de considerar a expectativa de produção do cafeicultor.
O macronutriente mais exigido nessa cultura, depois do nitrogênio, é o potássio, responsável por manter o turgor das folhas, por aumentar a resistência das plantas ao ataque de pragas, doenças, estresse hídrico e ao frio e atua no processo de formação e enchimento de frutos. O fósforo é muito importante no plantio pois atua na estruturação das raízes e lenho. O cálcio é fundamental no crescimento radicular, retenção de folhas, desenvolvimento das gemas, maturação dos frutos e na formação de proteínas. Os micronutrientes Boro e Zinco também desempenham um papel muito importante na divisão celular.
Uma fonte comum de fornecer o cálcio (e magnésio) para as lavouras é através da calagem, além disso, o corretivo tem a finalidade de corrigir a acidez e neutralizar os efeitos prejudiciais do alumínio, do ferro e do manganês, quando em níveis tóxicos. A nossa mistura de calcário, por possuí 50% de nano partículas, vai corrigir mais rapidamente o perfil do solo tornando os nutrientes disponíveis para as plantas , 35% de calcário convencional e 15% de gesso que fornece a umidade suficiente para facilitar a aplicação. Nessa mistura homogênea, pode ser acrescido outros macros, como fósforo e potássio e micros, como boro e zinco necessários de acordo com a análise de solo garantindo maior produtividade.