Fale com a Massari
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000
15 3491.9898
Newsletter
Receba novidades da Massari em seu e-mail.
A soja (Glycine max) é uma planta pertencente à família das leguminosas, e, seu cultivo expressa grande importância econômica no mundo, sendo utilizada tanto para alimentação humana como animal e produção de biocombustível. A tabela 1 apresenta a evolução histórica da soja desde a safra 2017/18 até a estimativa atual para a safra 2023/24 (CONAB, 2024).
A estimativa para a safra 2023/24, realizada até maio de 2024, avança para a sua conclusão, atingindo 94,3% das áreas, até o momento, com aumento em 3,8% de área, redução em 7,9% na produtividade e redução em 4,5% na produção, em comparação com a safra anterior (2022/23). As condições climáticas adversas tiveram influência direta na redução da produtividade e, consequentemente, na produção da safra 23/24.
O uso de novas tecnologias é primordial e tem se mostrado cada vez mais presente na rotina dos produtores, em busca de melhorias e maior eficiência na produção. A Massari possui inovações em Fertilizantes Minerais Mistos, com produtos que fazem desde a correção do perfil do solo, até a nutrição de plantas, podendo se adequar às demandas específicas de cada área, além de reduzir o operacional, de duas a três aplicações, para uma única aplicação.
O campo lado a lado foi realizado em Porangatu-GO, através do comparativo de fertilizantes químicos com o Fertilizante Mineral Misto BAYOVAR + S + BB 0,2. A tabela 2 especifica os fertilizantes utilizados e suas devidas garantias químicas.
A adubação com o fertilizante Massari foi realizada em área total, superficial, 20 dias antes do plantio. A semente de soja utilizada, em ambas as áreas, foi a CZ 48B18 IPRO (Basf). No plantio foi aplicado 160 kg por hectare de 10-50-00, em ambas as áreas.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A estimativa de produtividade da soja, gráfico 1, foi realizada antes da colheita, através da coleta de 10 amostras de plantas de 1 metro linear de cada área e pesagem de cada uma delas, sendo calculado as médias. Os valores da produtividade foram corrigidos para umidade a 13% e transformados em t.ha-1.
A colheita teve de ser prolongada devido a interferência das chuvas recorrentes na fase final do ciclo da cultura. Os resultados de produtividade de cada área da soja, em sacas por hectare, seguem no gráfico 2.
De acordo com os resultados apresentados, o Fertilizante Mineral Misto BAYOVAR + S + BB 0,2 gerou maior produtividade, com 5 sacas/hectare a mais, em relação ao fertilizante padrão fazenda. Com o fertilizante Massari, foi possível reduzir o operacional da fazenda de duas para uma aplicação. O custo de ambas as áreas, contando com o operacional, se tornam equivalentes.
CONCLUSÃO
As condições climáticas adversas afetaram muitas áreas produtivas, tanto no início, quanto no final do ciclo da soja. Os resultados alcançados em Porangatu-GO estão acima da média. O ganho em produtividade de 7%, em sacas/hectare, quando se compara fertilizantes químicos (Super simples e Sulfurgran) com fertilizante mineral misto (BAYOVAR + S + BB 0,2), mostra o potencial do Fertilizante Massari. Seus benefícios também incluem: ampliação na superfície de contato do produto com o solo; aplicabilidade uniforme; liberação gradual e progressiva do fósforo, com efeito residual; não possui incompatibilidade com outros produtos; não afeta a microbiologia do solo.
O uso dos Fertilizantes Minerais Mistos é indicado para todas as culturas, tanto anuais quanto perenes e semi-perenes. Possui ótima qualidade e inúmeros benefícios ao longo de seu uso.
Referência Bibliográfica:
CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira – Grãos. Disponível em:<https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos>. Acesso em: 20 maio 2024.
Texto elaborado por:
Camila Menezes | Bióloga e Engenheira Agrônoma
Pós-Graduada em Gerenciamento Ambiental e em Manejo do Solo
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000
15 3491.9898
Receba novidades da Massari em seu e-mail.
15 3491.9898
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000