Dicionário do produtor rural: safra, safrinha e entressafra
Não é novidade que a agricultura é uma atividade profundamente conectada às variações das estações do ano e do clima como um todo. A questão é: como otimizar o uso do solo e os recursos em cada época e cada região do Brasil?
Precisamos sempre lembrar, claro, que cada ponto do país tem suas particularidades climáticas, variando em níveis de chuva, luminosidade e temperatura, por exemplo. Estas particularidades são ótimas, pois trazem diversas possibilidades para a produção agrícola, tornando o Brasil uma potência em produtividade.
Assim, para tirar o melhor proveito da área durante todo o ano, é normal alternar o plantio dos grãos, dando origem a três momentos importantes durante o ano: SAFRA, SAFRINHA e ENTRESSAFRA.
Safra
Em princípio, o termo refere-se tanto a época de plantio da lavoura como a produtividade obtida.
A safra marca o início do ano agrícola e costuma ser o período mais rentável para a produção. Isso porque traz as condições climáticas mais favoráveis para as principais cultivares do país, como a soja, milho e algodão, fazendo as plantas maximizarem seu potencial produtivo. Assim, o conceito de safra leva em conta o momento em que os trabalhos de produção tomam força com a chegada das chuvas e o plantio.
Safrinha
A safrinha, por sua vez, aparece no diminutivo, pois sempre foi uma segunda produção, conduzida logo após a colheita da safra principal. Em razão das condições climáticas não serem as melhores para o cultivo, a produção costuma ser menor. Desse modo, uma vez que o clima brasileiro permite essa nova investida, é uma opção em algumas regiões fazer um novo plantio.
Portanto, no período em que o campo ficava parado até a próxima lavoura ser implantada, o uso da terra é otimizado com a segunda safra. Com isso, a safrinha costuma ser realizada no período que vai de janeiro a março.
É importante destacar que essa segunda safra é uma prática adotada praticamente com as lavouras de milho, soja, feijão e algodão. Há regiões no país em que, sob determinadas condições, consegue-se ainda uma terceira safra.
Entressafra
Finalmente, a entressafra surge como o período entre uma safra e outra, quando o produtor trata das demandas de manutenção e do planejamento para a lavoura seguinte. Desse modo, quando há uma safrinha, a entressafra é menor, uma vez que terá início apenas quando finalizar a colheita da safrinha.
Neste período pode ser que estejam dadas, ou não, as condições climáticas e econômicas para iniciar um plantio de inverno com aveia, trigo, sorgo, etc.
Desejamos que esta safra 24/25 seja de abundante colheita
Texto elaborado por:
Florencia Peralta
Engenheira Agrônoma