A NOVA FRONTEIRA AGRÍCOLA DO BRASIL: Matopiba
O que é o Matopiba?
O Matopiba é a junção das siglas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MA, TO, PI e BA). É uma região formada por esses estados, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980, especialmente no cultivo de grãos. A topografia plana e o baixo custo das terras comparado às áreas consolidadas do Centro-Sul estimularam alguns produtores rurais empreendedores a investir na então nova fronteira agrícola. O crescimento aconteceu sobre áreas de cerrado, predominantemente em pastagens subutilizadas. O que possibilitou os plantios nas condições locais foi a disponibilidade de tecnologias. Os sistemas de produção são intensivos desde a implantação e buscam alta produtividade.
A delimitação do Matopiba foi estabelecida pelo decreto da Presidência da República, em 2015. Onde compreende 337 municípios em 31 microrregiões geográficas, que somam cerca de 73 milhões de hectares. A produção agropecuária do Matopiba é destaque pelas grandes colheitas de grãos, principalmente soja, milho e algodão. Há aproximadamente 4.800.000 hectares com plantio de soja que somaram a produção total de 18,5 milhões de toneladas na safra 2022/23, o que representa cerca de 12,3% do total produzido no Brasil. As regiões com maiores produtividades são Mato Grosso, Bahia e destaca-se a grandes planícies alagadas da bacia hidrográfica Araguaia-Javaés, no Sudoeste do estado do Tocantins que produz o arroz irrigado durante a estação chuvosa e a soja-semente sub irrigada durante o período seco.
Devidos as condições tropicais que a região do Matopiba se encontra, há extensas áreas de solos arenosos e com presença de cascalho, solo com alto intemperismo, com baixa fertilidade, tais características são desafios ao desenvolvimento da agricultura. Para alcançar altas produtividades são necessário práticas de manejo como a calagem, o uso de gesso agrícola, práticas conservacionistas, rotação de culturas, pouco revolvimento do solo, plantio direto e sistema integrados.
A Massari chegou na região do Matopiba trazendo sua tecnologia e inovação para auxiliar o produtor rural a obter êxito na alta produtividade através da correção de perfil sem a necessidade de incorporação, fertilização do solo com vários nutrientes prontamente disponíveis em um único produto, poder residual e o uso de microrganismos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA. Disponível em: <https://www.embrapa.br>.
Diário Oficial-DECRETO Nº 8.446, DE 6 DE MAIO DE 2015. Disponível em <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=07/05/2015>.
Texto elaborado por:
Hellen Cristina de Freitas
Eng. Florestal- Esp. Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.