AMENDOIM EM ROTAÇÃO DE CULTURAS

A cultura do amendoim no Brasil era considerada rústica e mantinha uma cadeia produtiva informal. Nos últimos 10 anos, teve uma evolução enorme e isso se deve principalmente ao avanço da tecnologia e novas cultivares com a demanda de exportação e exigência do mercado consumidor por qualidade. Os agricultores que antes utilizavam parte dos grãos colhidos para plantio (“sementes de reserva”), hoje utilizam sementes certificadas pelo MAPA.

São Paulo é o maior estado produtor, com 90% da produção nacional e as quatro principais regiões produtoras são Tupã, Marília, Jaboticabal e Presidente Prudente. Seu crescimento em área se deve principalmente pela utilização do amendoim em áreas de reforma de canavial. 

Por ser uma leguminosa de ciclo curto e apresentar baixa exigência em fertilidade, é muito utilizada em rotação de cultura. Essa prática consiste em alternar diferentes culturas em uma mesma área ao longo do tempo, trazendo muitos benefícios ao solo. Suas raízes profundas que penetram no solo, promovem a aeração, reduzem a compactação e previnem a erosão, além de liberarem substâncias orgânicas que aumentam a matéria orgânica e a atividade microbiana no solo, melhorando a sua fertilidade. O sistema radicular vigoroso da cultura, ajuda no controle de plantas daninhas, pois competem por espaço, água e nutrientes. 

Outro importante benefício é a capacidade de fixar nitrogênio atmosférico e transformá-lo em uma forma disponível para as plantas, reduzindo a adubação nitrogenada para a cultura subsequente. 

A rotação de cultura com o amendoim também é uma estratégia para o controle de pragas e doenças, pois promovendo a diversificação do ambiente, dificulta e estabelecimento e propagação destas, além de contribuir para a redução do uso de defensivos.

 Os restos culturais ricos em nutrientes que serão liberados gradualmente ao longo do tempo, aumentam a produtividade da cana ou outra cultura plantada na sequência. 

Por fim, os ganhos econômicos diluem o investimento caro do plantio da cana e reforçam o caixa com a comercialização do grão.