Fale com a Massari
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000
15 3491.9898
Newsletter
Receba novidades da Massari em seu e-mail.
As leguminosas são um grupo de plantas que se destacam pela capacidade de fixação de nitrogênio por meio da associação com bactérias do gênero Rhizobium, criando uma simbiose única onde as bactérias fixam o nitrogênio atmosférico e em troca a planta proporciona seus próprios tecidos para as bactérias se hospedarem criando os famosos nódulos radiculares.
O nitrogênio fixado é incorporado ao solo e disponibilizado às plantas cultivadas, proporcionando melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo com a decomposição ou incorporação da biomassa produzida.
Por isso mesmo elas são uma das primeiras opções na hora de escolher uma cultura na rotação ou mesmo nas entrelinhas das culturas perenes (como cana plantio, laranja, café, etc).
Os usos e utilidades das leguminosas são variados. A seguir, veremos 3 leguminosas importantes no dia a dia dos brasileiros e seus usos.
1-Feijão (Phaseolus vulgaris).
O feijão comum é um grande representante das leguminosas grãos, pois é um componente tradicional da dieta da população brasileira sendo a principal proteína de origem vegetal em nossas refeições.
O feijão comum é produzido em todas as regiões brasileiras. Entretanto, as condições de clima e solo das regiões produtoras, e as características agronômicas da planta interferem na escolha da melhor época de semeadura conseguindo ter 3 épocas de safras diferentes- em todo o território.
O Brasil é o maior produtor de feijão comum do mundo. Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores, o que corresponde a quase 50% da produção nacional.
2-Soja (Glycine max)
A soja possui diversas aplicações, tanto comerciais quanto alimentares, mas hoje ela é um símbolo do agronegócio brasileiro.
Na década de 70 já era considerada a principal cultura do agronegócio brasileiro. Toda essa liderança se deve, principalmente, à versatilidade na produção e ao retorno financeiro do grão, que tem diversos usos. Atualmente, cerca de 79% da produção de soja é destinada à ração animal. O restante vai para a produção comercial e também alimentícia.
As sementes podem ser consumidas como grãos, ou a igual que o amendoim, suas sementes podem ser usadas também na produção de óleos.
3- Crotalaria (Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth)
É considerada uma das principais espécies utilizadas como adubação verde, tendo em vista a sua grande capacidade de produção de biomassa e fixação de nitrogênio; é também utilizada como alimentação animal.
A utilização desta leguminosa perene como cobertura de solo, além de apresentar maior aporte de nitrogênio durante seu ciclo, apresenta também como vantagem a elevação dos teores de matéria orgânica, maior proteção contra a erosão e redução da amplitude térmica do solo.
Por todos estes benefícios em 2016 foi criado o Dia Mundial das Leguminosas pela FAO o qual tem por objetivo aumentar a conscientização do papel fundamental dessas sementes na transformação dos sistemas agroalimentares, tornando-os mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis. O cultivo desses grãos também são peças-chave no enfrentamento da fome, da pobreza, da saúde e nutrição. A data destaca, ainda, o impacto positivo das leguminosas na saúde do solo e preservação do meio ambiente.
E você já inclui leguminosas na sua alimentação ou na sua rotação de culturas?
Texto elaborado por:
Florencia Peralta
Engenheira Agrônoma
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000
15 3491.9898
Receba novidades da Massari em seu e-mail.
15 3491.9898
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000