DGMS + K – Corrigindo e nutrindo o solo ao mesmo tempo
O pH afeta diretamente a disponibilidade de nutrientes no solo. A faixa entre 5,8 e 6,2 é a que apresenta maior disponibilidade de nutrientes para serem absorvidos pelas plantas. Por tanto, o primeiro passo para a construção de um solo fértil, é o ajuste do seu pH.
O nosso produto DGMS vai além da correção do solo através do calcário dolomítico. Ele possui micropartículas que descem rapidamente no perfil do solo, corrigindo-o em profundidade além de uma pequena porcentagem de gesso agrícola misturado de forma homogênea que fornece a umidade para facilitar a aplicação e fornece enxofre como forma de nutriente.
Já pensou em adicionar Potássio no processo de calagem? O DGMS + K vai corrigir e nutrir o solo ao mesmo tempo
Qual a função do Potássio nas plantas?
O potássio é considerado um macronutriente primário, pois é demandado em altas quantidades para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Essa quantidade varia conforme a cultura, o tipo de solo e as condições climáticas. Em geral, o nível adequado está entre 2% a 5% na matéria seca das plantas.
- Como está diretamente ligado à espessura da parede celular e da cutícula, ele ajuda a melhorar a resistência, principalmente em condições de estresse, como seca, baixas temperaturas, salinidade do solo, pragas e doenças;
- Ativação de enzimas;
- Síntese proteica;
- Melhora o transporte de açúcares para todas as partes das plantas, como raízes, grãos e frutos aumentando a produção de frutos e sementes e a qualidade das colheitas;
- Regula o equilíbrio hídrico, ou seja, a abertura e fechamento do estômato reduzindo a perda de água pelas folhas e contribui para o processo de fotossíntese, que é a produção de energia e impacta diretamente no desenvolvimento das plantas e produtividade da lavoura.
Para algumas culturas, o potássio pode ser o nutriente mais requerido pelas plantas.
Cana-de-açúcar: estimula o perfilhamento, auxilia a fixação de nitrogênio e regula a utilização de água e diminui a sensibilidade a mudanças climáticas, pragas e doenças.
Banana: produção e qualidade dos frutos. Aumento da resistência dos frutos no transporte.
Soja: estrutura da planta, tamanho, forma, vigor e poder germinativo dos grãos.
Milho: altura das plantas, diâmetro do colmo, altura de inserção de espiga, altura de inserção de espiga.
Batata barôa: exigência alta diária na fase de enchimento. Minimização de doenças.
Citrus: exigência maior durante a fase de floração e maturação dos frutos. Fornece resistência a mudanças climáticas.
Café: exigência maior durante a fase reprodutiva da cultura, pois tem um impacto significativo na formação e qualidade dos grãos.
Texto elaborado por:
Roberta N. Bardauil Conte
Engenheira Agrônoma