DIA MUNDIAL DO SOLO: Principais Solos Brasileiros e os fatores de formação
Entenda a diferença entre Latossolo e Argissolo.
Para realizar um manejo do solo ideal é necessário a princípio entender as características e fatores que influenciam na sua formação. Assim iremos abordar os dois tipos de solo que mais ocorrem no Brasil. Para a formação do solo há processos e fatores, tais como: Material de Origem (rochas e sedimentos); Relevo; Clima; Organismos e Tempo.
As classes de solo que predominam no território brasileiro, destacam-se os Latossolos e Argissolos, correspondem a aproximadamente 63% do território nacional (Santos et al., 2018). Os Latossolos são formados pelos seguintes fatores: relevo, clima e tempo. Caracterizam-se pelo intenso intemperismo e elevada profundidade efetiva e ocorrem geralmente nos pontos mais altos da paisagem, devido o fator relevo propicia a boa drenagem, com colaboração da pequena declividade, favorecem a maior infiltração da água.
A alta umidade no sistema, acelera as reações de hidrólise, sendo responsável pela transformação dos minerais, predominando quartzo na fração areia e caulinita e óxidos de ferro e alumínio na fração argila. Em condições adequadas de infiltração e drenagem, inclusive se intensifica a lixiviação de cátions como Ca+2, Mg+2, K+, entre outros. O tempo é outro fator que está associado a intensa intemperização, sendo um agente na formação de solos evoluídos (maduros) do ponto de vista pedogenético.
A combinação dos fatores relevo, clima e tempo e os processos potencializam a transformação e perda caracterizam o processo pedogenético específico de ferralitização, principal atuante na formação dos Latossolos (Kämpf e Curi, 2012).
Onde estão presentes no Brasil?
São típicos das regiões equatoriais e tropicais, em antigas superfícies de erosão, sedimentos e terraços fluviais antigos, normalmente em relevo suavemente ondulado e plano. São os solos mais representativos do Brasil, ocupando aproximadamente 39% da área total do país e distribuídos praticamente por todo o território nacional.
No entanto, os Argissolos, os principais fatores de formação são relevo e clima. Caracterizam-se pelo aumento no conteúdo de argila em profundidade e ocorrem principalmente nos terços médio e superior da paisagem em cenários de relevo suave ondulado e ondulado. Em relevos de declive suave e de boa drenagem a maior infiltração de água (fator clima) propicia o processo de translocação de partículas de argila dispersas, dos horizontes superficiais para os horizontes subsuperficiais, determinando o processo pedogenéticos específico de eluviação/iluviação, que é responsável pelo aumento eficiente no teor de argila em profundidade. Em pontos de paisagem com maior declividade, o escoamento superficial de água é mais intenso, provocando a remoção seletiva (perda) das partículas de argila dos horizontes superficiais via erosão, caracterizando o processo pedogenético específico de elutriação, que resulta no aumento relativo do teor de argila em profundidade (Kämpf e Curi, 2012).
Onde estão presentes no Brasil?
Esse tipo de solo pode ser encontrado em praticamente todas as regiões brasileiras em diversas condições de clima e relevo. Representam aproximadamente 24% da superfície do País. Em termos de extensão geográfica ocupam a segunda posição, depois dos Latossolos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KÄMPF, N.; CURI, N. Formação e evolução do solo (Pedogênese). In: KER, J.C.; SHAEFER, C.E.G.R; VIDAL-TORRADO, P. Pedologia: fundamentos. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Viçosa-MG, 2012, p.207-302.
SANTOS, H.G.; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C.; OLIVEIRA, V.A.; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A.; CUNHA, T.J.F.; OLIVEIRA, J. B. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, p. 590, 2018.
Texto elaborado por:
Hellen Cristina de Freitas
Eng. Florestal- Esp. Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.