(15) 3491-9898

Blog

EFICÁCIA DO FERTILIZANTE MASSARI NA CULTURA DO TOMATE

A cultura do tomate requer muito cuidado no que se diz respeito à nutrição. 

Além do melhoramento genético, a calagem e a adubação realizadas de maneira racional, garantem altas produtividades e proporcionam a melhoria da qualidade comercial dos frutos. O cálculo para a correção da acidez do solo, bem como, a definição das doses e da frequência de aplicação dos fertilizantes devem ser definidos através da interpretação da análise do solo e da análise foliar e da recomendação do Boletim 100: Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado de São Paulo do IAC.

Com a premissa de diminuir fertilizantes convencionais NPK em detrimento aos minerais, a Massari acompanhou, no início do ano de 2024, uma área de cliente em Itaqui-SP desde a correção do solo até sua colheita. O objetivo era avaliar o desempenho do fertilizante da Massari em comparação ao fertilizante de fórmula comercial NPK, utilizado ao lado, na cultura do tomate de mesa caniati, tanto com relação à produtividade, quanto à qualidade dos frutos.

Após solo corrigido e análise de solo, constatou-se a necessidade de alguns nutrientes e ficou determinada 3,5 kg/m da seguinte fórmula Massari DGMS S FOSFAKAL 5015 BB 0,05 Zn 0,1 (com as seguintes garantias: 20,6% de CaO, 1,9% de S, 1,5% de K2O, 5% de P2O5 solúvel em ác 2% e 9% de P2O5 total, 0,1% de Zn e 0,05% de B) mais 12ml/ha de Trichoderma via fertirrigação após 40 dias do transplante para solubilização de fósforo e, ao lado, o NPK de fórmula 02 16 06. 

Foi feito o acompanhamento e coleta de dados em campo da altura de plantas e número de frutos por pé em plantas previamente demarcadas de ambos tratamentos (Massari e Controle) Após o início da colheita também foi feito o acompanhamento semanal dos frutos e coleta de dados em campo do peso, comprimento e diâmetro em ambos tratamentos, além de uma análise nutricional dos frutos em laboratório credenciado. Ao final da safra, foi feito um levantamento de produtividade.

Com relação aos resultados, constatamos que em caixas de 22kg, o tratamento Massari possui menor quantidade de frutos, uma média de 138 frutos/caixa, enquanto no controle, 153 frutos/caixa. Isso porque os frutos são maiores e mais pesados. Os frutos com tratamento Massari são em média 15,40g mais pesados, 2,5 cm maiores em comprimento e 2,2 cm em diâmetro. Com relação à produtividade, a área da Massari, produziu uma maior quantidade de caixas, com uma diferença de 255 caixas. Além disso, possuem um maior valor nutricional. Foi detectada uma quantidade maior de fósforo, cálcio, magnésio e micronutrientes, como boro, ferro, zinco e manganês.

Texto elaborado por:
Roberta N. Bardauil Conte

Engenheira Agrônoma

 

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.

Precisando de ajuda para recuperar o solo após os impactos dos incêndios?

Entre em contato com a Massari e encontre sugestões expressivas para a rápida correção de solo.