Estudos sobre – Silício solúvel – Si
Por muitos anos a equipe de pesquisadores da Massari se dedicou ao estudo da busca de um produto que realmente pudesse oferecer com segurança o elemento Silício disponível para o solo.
Diversas fontes foram testadas, até chegarmos àquela que realmente pudesse oferecer este elemento com segurança aos nossos clientes, diversas fontes foram testados tais como:
– Cinzas de palha de cana-de-açúcar
– CAC – Casca de Arroz Calcinada
– Pó de vidro
– Rochas Silicatadas
– Filito Massari
– Dolomitos
– Calcitas
– Escória de Siderurgia
Dentre as matérias primas acima citadas e, utilizando da metodologia laboratorial de identificação de silício solúvel (metodologia proposta por Dr Gaspar Corndorffer – metodologia analítica esta, onde o autor concluiu que com a calibração dos ensaios laboratoriais e a planta, estas responderam mais a este ensaio proposto), o produto argilomineral Filito/Massari apresentou um resultado de 0,30% de Silício Solúvel sendo o segundo de maior concentração dentre os produtos citados.
A Escoria Siderúrgica apresentou o resultado mais satisfatório se comparada às demais fontes: 5,30%. Por esta razão a Escória de Siderurgia foi contemplada pela Massari Mineração como fonte de Silício Solúvel no enriquecimento dos nossos produtos.
Instalação área de produtor em Presidente Prudente – SP, aplicado superficialmente 3,2 ton por hectare de DGMS + S + Si / Massari em pastagem Brachiaria Brizantha MG-4. Pesquisa de 30 e 120 dias. (Fevereiro de 2021)