Impacto dos incêndios nos solos
Segundo a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), mais de 100 mil hectares de canaviais foram afetados por incêndios em São Paulo no último mês. Os focos de incêndio ainda não cessam e a superfície total afetada encontra-se ainda em estimativa.
O fogo foi historicamente utilizado como ferramenta eficiente e de baixo custo entre produtores para eliminar resíduos, facilitar as tarefas de colheitas, controlar pragas, rejuvenescer pastagens, entre outras práticas. Mas, apesar dos benefícios imediatos, as queimas podem gerar impactos negativos que, no curto prazo, passam inadvertidos e em situações trágicas como a atual, os efeitos contraproducentes são enormes.
Em geral as perdas vão depender da temperatura alcançada em cada talhão e o estado dos canaviais, afetando em muitos casos a futura rebrota.
As alterações biológicas iniciam na faixa de 40-70ºC com a degradação das proteínas e a morte dos tecidos das plantas. A morte de organismos como fungos e bactérias ocorrem entre 50-120ºC enquanto as alterações físico-químicas ocorrem a temperaturas ainda maiores.
A perda da microbiota é talvez uns dos maiores prejuízos que os canaviais vão experimentar. O fogo afeta a abundância e composição de microrganismos do solo, dependendo da intensidade da queima, as temperaturas alcançadas, a umidade do solo, duração e a profundidade. Porém, incêndios de alta intensidade provocam a esterilização do solo.
Fisicamente os solos ficam expostos, sem cobertura, propensos aos efeitos erosivos das chuvas, ventos e a compactação. Além dos efeitos indiretos das cinzas que podem contaminar o ar, os cursos de água e reduzir a capacidade de infiltração dos solos.
Com tudo isto os solos ficam vulneráveis a perda da sua estrutura e fertilidade e, por conseguinte, é fundamental agir logo pensando estrategicamente os próximos passos para não comprometer ainda mais as plantações.
A Massari segue em prontidão aos produtores para amenizar os impactos causados com os incêndios atuais. Entre em contato conosco para estudarmos a melhor solução para sua necessidade.