Importância do Calcário calcítico para alimentação animal

A Massari não só fornece produtos para nutrição de plantas e correção de solo, mas também possui uma linha de alimentação animal liderada pelo calcário calcítico para ração. Um produto com excelente qualidade devido ao elevado teor de cálcio, baixo teor de Magnésio, nenhuma presença de matérias estranhas e uma granulometria fina que permite ele ser utilizado como fonte de cálcio na fabricação de rações, concentrados, suplementos e mixes.

Seja como suplemento alimentar ou como ração o calcário calcítico é um produto natural rico em cálcio que é o responsável da liberação lenta do elemento dentro dos diferentes organismos animais. Devido a seu alto teor de Ca e baixa concentração de Mg pode ser consumido por animais, o que os beneficia, fortalecendo os ossos, cascas dos ovos, penas e promovendo a saúde geral. 

O cálcio é o mineral mais abundante no organismo animal e chega a representar 1 a 3% do peso total. Mas vejamos como varia a concentração de cálcio nas diferentes dietas animais:  

No caso da produção de galinhas poedeiras o Cálcio é um elemento essencial para a formação da casca dos ovos. Para uma formação adequada da casca, a galinha precisa receber aproximadamente 4,1g/dia desse elemento, para que, além disso, ela consiga depositar na gema, repor perdas teciduais e manter a homeostasia iônica.

Nos herbívoros ele é considerado um dos minerais com maior importância devido sua abundância no organismo. Ele está concentrado em sua maioria no esqueleto, estando ali presente como uma reserva em casos de calcemia.

Para que os bovinos consigam manter suas atividades fisiológicas de forma efetiva, requer uma quantidade de cálcio de 15,4 mg/kg de peso vivo. Para vacas em lactação há um aumento na exigência de 31 mg/kg de peso vivo. Em quanto as raças de bovinos de corte, a exigência nutricional de cálcio varia de 43,5 a 26,1 mg/kg de peso corporal segundo as diversas raças produtivas. 

Os monogástricos herbívoros, como é o caso dos equinos, geralmente necessitam de mais cálcio em sua nutrição que os ruminantes. Logo, as exigências nutricionais de cálcio em equinos são: 0,24 % e de 0,17% de matéria seca segundo o estádio de crescimento. 

Em suínos a necessidade varia de acordo com as diferentes etapas de desenvolvimento e fases da produção animal que o indivíduo se encontra. Para suínos em gestação, é necessário que as rações possuam 0,75% de cálcio. Na ração em lactação é recomentado a disponibilidade de 1,20% de cálcio, já no crescimento e na terminação para o abate são recomendados 0,72% e 0,50%, respectivamente.

De acordo às exigências nutricionais de cada espécie e estágio de crescimento a necessidade de cálcio na ração será particular requerendo o ajuste do elemento por parte de um veterinário ou profissional especializado para não ter deficiências e conseguir atingir os objetivos produtivos previstos.

Texto elaborado por:
Florencia Peralta

Engenheira Agrônoma

 

Fale com a Massari

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

15 3491.9898

Newsletter

Receba novidades da Massari em seu e-mail.

continue conectado

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por:

pixelarts

Fale com a Massari

15 3491.9898

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por: pixelarts

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.