Importância e Benefícios da Cobertura do solo

Para ter uma produção rentável, é importante que os recursos naturais sejam utilizados de maneira estratégica e consciente, visando garantir a produtividade agrícola e a qualidade ambiental.

A produção agrícola se sustenta nos diversos solos produtivos ao longo de todo nosso país, e devido a isso, a sua proteção é fundamental. 

Uma das práticas que promovem o cuidado do mesmo é manter a palhada como cobertura do solo. Esta prática tende a garantir a ocorrência dos processos biológicos e suas interrelações, interferindo também nas características físicas e químicas do solo.

Uma das funções mais importantes da cobertura é seu impacto direto na estabilização dos ambientes, protegendo o solo dos processos erosivos (das chuvas, sol e ventos), facilitando a distribuição, infiltração e acúmulo das águas pluviais e assim impactando positivamente nas condições do ambiente.

Podemos listar 6 benefícios diretos de manter a cobertura do solo.

  1. Proteger os primeiros centímetros do solo das radiações solares diretas, mantendo uma temperatura menor que o ambiente circundante;
  2. Conservar a umidade do solo; 
  3. Proteger a primeira camada do impacto das gotas de chuva e da ação dos ventos evitando perdas e compactação;
  4. Controlar a germinação das sementes das plantas invasoras;
  5. Favorecer a biodiversidade dos organismos do solo fornecendo alimento, nutrientes e agregação de partículas; 
  6. Aumentar gradativamente a matéria orgânica do solo.

O mais importante são as diversas interações sinérgicas que acontecem com o solo coberto durante o ciclo produtivo. Dessa forma, a atividade biológica pode estabilizar os agregados do solo com raízes, restos de material orgânico, limos e hifas fúngicas e criar poros no solo, melhorando a disponibilidade de assimilados para a cultura comercial e promovendo uma maior nutrição para as plantas do sistema.

Uma vez que o sistema esteja equilibrado, observa-se também o impacto positivo na saúde do solo, que é a capacidade do solo de continuamente funcionar como um sistema vital vivo, sustentando a produtividade biológica, mantendo ou melhorando a qualidade do ar e da água para promover a saúde de plantas, animais e humanos. 

Manter o solo coberto é uma das tantas boas práticas agrícolas que podemos optar para manter abundantes colheitas ao longo dos anos protegendo o solo. É por isso que os nossos produtos tem uma apresentação física compatível com a palhada. Desta forma é possível fazer a adubação correspondente sem danificar a cobertura do solo, aplicando superficialmente e deixando que as chuvas carreguem as partículas ao longo do perfil. 

Quer conhecer mais sobre nossos produtos? Entre em contato para que o nosso representante que atende sua região possa te orientar e apresentar a melhor solução para sua necessidade.

Texto elaborado por:

Florencia Peralta

Engenheira Agrônoma