Inovações Massari – Conheça as Novas Tecnologias: Sulfato de Cobre

O cobre é um micronutriente essencial e sua função está relacionada com o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas, além de proteção contra doenças. Sua falta ou excesso pode causar danos à lavoura.

A maior parte deste nutriente encontrado no solo está indisponível para as plantas, pois se encontra em forma de quelato. A sua disponibilidade no solo está relacionada a alguns fatores como quantidade de matéria orgânica, pH do solo, textura do solo e disponibilidade de outros nutrientes. Em solos ricos em húmus e matéria orgânica acima de 8%, normalmente há deficiência, pois o cobre tem facilidade em ligar-se à argila, tornando-se indisponível para as plantas. Quando pH está acima de 7, menor a disponibilidade e solubilidade do cobre e outros micronutrientes. Solos médios e argilosos possuem maior concentração quando comparados aos solos arenosos, pois pode ser facilmente lixiviado. O excesso de ferro, alumínio, fósforo e zinco reduz a absorção do cobre pelas plantas, e altos níveis de nitrogênio também estão relacionados com à deficiência de cobre nas plantas.

Muitos fungicidas possuem cobre em sua composição por alterar vários processos bioquímicos que ocorrem no patógeno. A frequente aplicação de fungicidas cúpricos pode aumentar a quantidade de formas solúveis do nutriente, podendo causar toxicidade às plantas.

A concentração de cobre nas plantas varia entre 5 e 20 ppm, porém é necessário conhecer a necessidade ideal de cada cultura. Como o cobre está presente em diversas enzimas, pode interferir na qualidade do produto final. Algumas culturas são mais exigentes que outras como o café, por exemplo, onde a polifenoloxidase presente nos grãos, é essencial para o sabor da bebida. O cobre é particularmente importante para a cultura de citros, onde, além de proteção das plantas contra doenças, também atua na regulação da produção e qualidade dos frutos. Possui outras importantes funções na planta em geral, como a fotossíntese, participação em enzimas, proteínas e carboidratos, fixação do nitrogênio, reprodução das plantas, resistência à seca e doenças, lignificação da parede celular.

As adubações com cobre geralmente são feitas com sulfeto, porém, outros produtos podem ser utilizados.

A Massari, através da análise do solo, formula o fertilizante ideal para seu solo e cultura de acordo com as necessidades. Um exemplo disso é nosso DGMS + S + B 0,05 + Zn 0,05 + Mn 0,15 + Cu 0,05, que possui como matéria-prima o carbonato de cálcio e magnésio, carbonato de cálcio, sulfato de cálcio (gesso agrícola), ácido bórico, sulfato de zinco, sulfato de manganês e sulfato de cobre. Solicite sua recomendação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MACHADO, W Anderson. Cobre: Tudo o que você precisa saber sobre este fertilizante. Agrolink   https://www.agrolink.com.br/fertilizantes/nutrientes/cobre—tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-este-adubo_468470.html Acesso em 26 de fevereiro de 2025

Texto elaborado por:

Florencia Peralta

Engenheira Agrônoma