Blog
LIMITAÇÕES DO SETOR PRODUTIVO
A mudança global do clima é um dos maiores problemas enfrentados na atualidade. Essa mudança se deve ao aumento da concentração de alguns gases na atmosfera, como: dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) (FIDES, 2009).
Cada região do mundo responde às mudanças climáticas de formas distintas, podendo aumentar a temperatura, ocorrer variações no volume e distribuição da precipitação, elevar o nível do mar, entre outros efeitos. A vegetação depende diretamente do clima e as mudanças climáticas, referentes a alteração do balanço hídrico de regiões ou referentes a variação de temperatura fora dos padrões normais, causaram grandes mudanças nos biomas e na distribuição e sobrevivência de espécies (CORDEIRO et al., 2008). Oscilações periódicas na temperatura vão prejudicar os processos metabólicos no interior da planta. Altas temperaturas irão acelerar os processos metabólicos e baixas temperaturas irão diminuir (CRUZ et al., 2010).
A instabilidade de oferta e demanda das culturas é outro fator preocupante para o produtor, e, além disso, há falta de áreas de armazenamento e veículos de transporte no Brasil, o que gera perdas na produção e aumento nos custos de logística. Somados a esses fatores ainda se têm as altas tarifas de pedágios, estradas em situações precárias, baixa produção, oscilações nos preços e quebra de contratos (PATINO et al., 2013).
O controle de custos é um fator essencial para o sucesso do produtor, principalmente do pequeno agricultor, que necessita de organização e adaptação a ambientes competitivos. Além de gerenciar custos, um bom controle evidência problemas no processo produtivo que podem ser resolvidos para que se consiga maior lucratividade (BORGES et al., 2013).
Você sabia que a MASSARI possui inúmeras soluções em Fertilizantes Minerais Mistos?
O uso de nossos produtos propicia redução nos custos e no operacional, com consequente redução na emissão de CO2, além de auxiliar na construção do perfil do solo, de forma a amenizar os efeitos climáticos adversos.
Quer saber mais? Contate-nos!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BORGES, A. P. M.; MAINARDI, A.; VELASQUEZ, M. D. P. Avaliação do custo de produção de arroz em pequenas propriedades rurais do Rio Grande do Sul: Um estudo de caso. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, Maringá, PR. v. 6, n. 1, 2013, p. 99-116.
CORDEIRO, S. A.; SOUZA, C. C.; MENDOZA, Z. M. S. H. Florestas brasileiras e as mudanças climáticas. Revista Científica Eletrônica de Engenharia Florestal. Periodicidade semestral. Edição número 11. Fev. 2008
CRUZ, T. V. da; PEIXOTO, C. P.; MARTINS, M. C. Crescimento e produtividade de soja em diferentes épocas de semeadura no oeste da Bahia. Scientia Agraria, Curitiba. v. 11, n. 1, 2010, p. 33-42.
FIDES. O mecanismo de desenvolvimento limpo: guia de orientação. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio: FIDES, 2009. 131 p.
PATINO, M. T. O; MACHADO, M. F.; NASCIMENTO, G. T. do; ALCANTARA, M. R. de. Analysis and forecast of the storage needs of soybeans in Brazil. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 33, n. 4, 2013, p. 834-843.
Texto elaborado por:
Camila Menezes | Bióloga e Engenheira Agrônoma
Pós-Graduada em Gerenciamento Ambiental e em Manejo do Solo