Fale com a Massari
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000
15 3491.9898
Newsletter
Receba novidades da Massari em seu e-mail.
Os solos brasileiros são naturalmente ácidos em razão do alto grau de intemperização e da intensa lixiviação de bases. A acidez é um dos principais atributos químicos relacionados ao desenvolvimento de plantas, afetando a disponibilidade da maioria dos nutrientes.
Você sabia que existem dois tipos de acidez no solo? A ativa e a potencial.
A acidez ativa que é caracterizada pela atividade do H+ na solução do solo, afeta o desenvolvimento das plantas e a maioria das reações no solo relacionadas com a disponibilidade de nutrientes e é expressa pelos valores de pH, que representa a atividade do íon hidrogênio.
A acidez potencial é constituída pelo somatório de todas as fontes de H+ que existem nos componentes sólidos do solo, principalmente o Al3+ trocável e os grupos funcionais orgânicos e inorgânicos.
Os solos se tornam ácidos pelas seguintes razões:
O solo será mais ácido ou menor ácido a partir da capacidade de troca de cátions (CTC) pelas cargas negativas do solo ocupada por cátions básicos, que são:
Isso se reflete em sistemas radiculares pouco desenvolvidos, com limitada capacidade de absorção de água, nutrientes e consequentemente redução na produtividade.
O pH afeta a atividade microbiana, o número de cargas elétricas, a estabilidade de agregados, a presença ou não de elementos tóxicos às plantas, assim como as reações de precipitação, dissolução, oxirredução, de troca de cátions e ânions e de adsorção específica.
Os solos ácidos, com pH abaixo de 5,0, implicam:
A correção do pH é indispensável para o aumento da produtividade agrícola.
Texto elaborado por:
Hellen Cristina de Freitas
Eng. Florestal – Esp. Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000
15 3491.9898
Receba novidades da Massari em seu e-mail.
15 3491.9898
Estr. Piraporinha, nº 600 | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000